segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MADEIRA DE GOFFER E BETUME

“Faze para ti uma arca da madeira de Gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.” Génesis 6:14 (ver Génesis 6 a 9)
“Conforme a tradição bíblica, Deus decidiu destruir o mundo por causa da perversidade humana, mas poupou Noé, o único homem justo da Terra em sua geração, mandando-lhe construir uma arca para salvar sua família e representantes de todos os animais e aves. A certa altura, Deus interrompeu o Dilúvio, fazendo as águas recuarem e as terras secarem. A história termina com um pacto entre Deus e Noé, assim como com sua descendência.” Ver
Deus é um espantoso cientista de materiais. Ele notabiliza-Se também em engenharia arquitónica. O texto acima é apenas um mero extrato das de Deus a Noé sobre o que usar para fazer a arca onde ele e a sua família (e, esperava-se, outros passageiros) e animais pudessem escapar ao Dilúvio. Vamos pensar, por um momento, sobre o que Deus providenciou para a construção.
Madeira de Gofer – o que é isso? Boa pergunta. Não existe hoje nenhuma árvore que se chame madeira de Gofer. Como não sabemos onde Noé vivia originalmente, não podemos lá ir e ver o que existe. E mesmo que soubéssemos onde é que Noé fez a construção, não sabemos de onde poderia ter vindo a madeira ou como a ecologia da zona de construção poderá ter mudado desde o Dilúvio. O Clark ´s Commentary on the Bible (Comentário Bíblico de Clarke) sugere que a madeira poderia ser de cipreste, uma vez que essa árvore era abundante à volta de um provável Monte Ararat. Mas, também isso é apenas uma cojetura. O que sabemos, realmente, é que as especificações para a madeira devem ter sido espectaculares. Pense num barco de madeira a conseguir aguentar-se através de um dilúvio catastrófico, sem que os lados fossem amolgados pelas forças externas.
Temos exemplos de madeiras fortes e duráveis muito resistentes à quebra. A nogueira-amarga é excelente. Os cabos das ferramentas são feitos de nogueira-amarga porque ela é dura. A madeira-de-teca é muito rija e muito resistente ao apodrecimento e à água, tornando-a numa excelente candidata à construção da arca. As madeiras de acácia e de locust também são uma possibilidade, devido à construção da arca. A madeira é um material de construção fantástico porque é leve e forte. Qualquer que tenha sido a madeira com que se construiu a arca de 137 metros de comprimento, deve ter sido durável e bem preparada, para sobreviver às batidas daquela que deve ter sido a mãe de todas as tempestades.
Betume é a palavra bíblica usada para significar asfalto. É um hidrocarboneto preto, muito viscoso, que escoa lentamente do solo em vários locais. À volta do Mar Morto, são comuns os afloramentos da rocha negra, e a rachas nas rochas subjacentes ao Mar Morto permitem que o betume produza,
Mosteiro de Khor Virap,
Arménia, à sombra do Monte Ararate,
onde a Arca de Noé supostamente encalhou após o Dilúvio.
periodicamente, massas de asfalto flutuante. Quando é aquecido, o betume produza, periodicamente, massas de asfalto flutuante. Devido às suas qualidades de aderência, as pessoas dos tempos bíblicos usavam-no como coberto com betume para o tornar à prova de água. A arca de Noé tinha uma camada de betume por dentro e outra por fora para selar as juntas e evitar a entrada de água.
Que Deus, para providenciar todos estes materiais necessários.
Criador da madeira forte e do betume protector, fortalece-me para as tempestades vindouras e sela o meu compromisso para obedecer à Tua Palavra.
Dr. David A. Steen
preparado por José Carlos Costa




18 comentários:

Marco disse...

A palavra hebraica para betume não significaria também "resina" - resina vegetal? Essa tradução parece estar mais de acordo com o ambiente pré-diluviano, a menos que se formule um modelo explicativo satisfatório para a formação de betume sob condições de clima, relevo e atividades tectônicas bem diversas das atuais.

Unknown disse...

Me ajudou muito

amanda disse...

gostei Deus abençoe..!!!

Wellington Faria disse...

Em meio todas as informações, mais a madeira de gofer que foi construída a arca de Noé, a princípio só temos hipótese.
Ok
?

Orlando disse...

Otimo comentario bem racional

Unknown disse...

Eu vejo o termo usado gofer pelo o Senhor Deus, uns dos mistérios Dele.

Unknown disse...

Eu vejo o termo usado gofer pelo o Senhor Deus, uns dos mistérios Dele.

Unknown disse...

Muito bom me ajudou bastante

Unknown disse...

Muito bom me ajudou bastante

Gauchogg disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Copiei o final parece uma pequena oração . Linda conclusão

Unknown disse...

Muito bom.comentario edificante.que o senhor continue te dar sabedoria

Unknown disse...

comentário construtivo ao saber
Noé dentro da arca

Unknown disse...

Sensacional...aprendi mais essa.

A.Voz.D.Profecya disse...

Vcs estão tds equivocados,pois esse betume que DEUS mandou Noé revestir a arca n foi esse que está sendo mencionado no comentário.sabe porquê ??
Ele é um produto tóxico e cancerígeno.
Se ele foçe colocado na arca os animais Noé e sua familia seriam prejudicados por causa do odor,pois eles ficaram mais de 1.ano dentro da arca.
O betume que foi colocado foi extraido de uma planta muito abudante naquela região,ela se chama - HENNA - é uma planta medicinal e possui excelente aroma,ela é muto usada pra tingir os cabelos

Unknown disse...

Jura que o betume daquela época era a terra que usamos pra pintar o cabelo ,que coisa mais sem lógica alguma.

Acho que nem vc e nem o escritor desse estudo acertaram.

Pois creio eu que tudo que havia antes o Senhor destruiu e refez novas espécies
Só Noé poderia ter dito qual era a árvore certa da Madeira, qual foi o betume e de onde ele foi fígado
Mais infelizmente não temos como saber ao certo

Por enquanto,são só hipóteses.

Unknown disse...

Eu escrevi henna e o App de escrita mudou ,perdao

Unknown disse...

O importante mesmo é que a arca foi construída, os animais,Noé e sua família salvos e Deus glorificado.Amem!